Queda de cabelo em mulheres
Muitas mulheres enfrentam queda de cabelo em qualquer momento de suas vidas. A queda de cabelo pode ser secundária a muitas razões. Infelizmente, as consequências emocionais e psicológicas nas mulheres são mais severas em relação aos homens, porque a crença social comum
obriga cabelos fortes e bonitos para as mulheres ao longo de suas vidas. Portanto, a calvície não é uma condição aceitável para as mulheres em qualquer fase da vida. A queda de cabelo tem efeitos diretos na vida social e na psicologia da pessoa, mas pode ser tratada com diversas modalidades, enquanto a cirurgia de transplante capilar é uma opção para casos permanentes de queda de cabelo.
RAZÕES DA QUEDA DE CABELO EM MULHERES
A GAA (Androgenetic Alopecia) é secundária à predisposição genética e concentração de hormônio andrógeno no corpo e é a causa mais comum de queda de cabelo em mulheres, como é o caso dos homens; a condição geralmente começa no período da menopausa após os 40 anos. Manifesta-se pelo afinamento e perda de cabelo. A testosterona hormonal masculina, que é secretada dos ovários e glândulas supra- renais, é responsável por essa condição. Embora seja muito menos sintetizado em comparação com os homens, interage com a enzima 5- alfa-reductase encontrada na lâmpada capilar e converte-se em dihidrotesterona (DHT). DHT leva ao afinamento e, eventualmente, perda de cabelo. Uma vez que a concentração de 5-alfa-redutase é baixa nas mulheres, a queda de cabelo é significativamente menor em comparação com os homens.
Gravidez, parto, pílulas anticoncepcionais e doenças datireóide, que têm efeitos diretos sobre os hormônios, também são os fatores que levam à queda de cabelo nas mulheres.
A queda de cabelo tipo tração é, infelizmente, outra causa comum. A queda de cabelo também é causada por rabos de cavalo e penteados que esticam o cabelo para trás, bem como o uso de pentes apertados por um longo tempo.
Anemia e baixos níveis de ferro no sangue também estão entre as causas mais significativas de queda de cabelo em mulheres. A queda de cabelo se recupera quando são corrigidas.
Foi relatado que a queda de cabelo também pode ser um efeito colateral de drogas usadas em câncer, gota, hipertensão, artrite, problemas cardíacos e depressão.
As condições que resultam em estresse pesado e trauma emocional também são fatores potentes que causam perda súbita de cabelo no couro cabeludo e tronco. Um pai, que soube que seu filho havia sido preso, apresentou-se à nossa clínica por queda de cabelo que ocorreu dentro de 2 dias mesmo nos cílios. Nesses casos, o apoio psicológico será um dos passos importantes para resolver o problema.
Também é relatado que hábitos alimentares irregulares e perda excessiva de peso podem ser fatores subjacentes importantes.
Classificação
“Escala de Ludwig” é a classificação mais comum usada para queda de cabelo em mulheres.
instagram : smilehairclinic