QUEDA DE CABELO EM HOMENS
A maioria dos homens experimenta queda de cabelo, começando a partir do final dos anos 20 e progredindo aos 50 anos. Vários fatores; como a frequência de lavagem capilar, distúrbios da pele, infecções, desnutrição e medicamentos podem estar por trás da queda de cabelo em homens, mas é principalmente secundário a fatores genéticos.
Testosterona, hormônio masculino, é responsável pela queda de cabelo que é secundária a fatores genéticos. Este hormônio interage com a enzima 5- Alfa-Reductase que existe na lâmpada capilar e se converte em dihidrotestosterona (DHT). DHT leva ao afinamento e, eventualmente, perda de cabelo. Este tipo de queda de cabelo é chamado de “alopecia androgênica (AGA)“. A opinião médica atualizada é que muitos genes desempenham um papel no desenvolvimento da AGA. Até o momento, oito áreas suspeitas no cromossomo X, que incluem o segmento onde o receptor genético androgênio é codificado, são relatadas. Estudos recentes afirmam que algumas ligações genéticas interessantes entre a AGA de início precoce e algumas outras doenças principais, mas esses elos ainda não foram comprovados. Além disso, foi comprovado que aumentos no nível de Prostaglandin D2 também são responsáveis pela queda de cabelo do tipo AGA.
O QUE É ALOPECIA ANDROGÊNICA?
AGA (Alopecia Androgênica) é a causa mais comum de queda de cabelo entre os homens. Coloquialmente, a queda de cabelo padrão masculino também é conhecida como “calvície comum” e “queda de cabelo masculino”. Este tipo de queda de cabelo desenvolve-se secundário à transformação da testosterona, o hormônio mais ativo e dominante, em dihidrotestosterona por enzima 5-alfa-reductase que existe na raiz capilar e a resposta da raiz capilar a este fenômeno. Geralmente começa em templos bilaterais e é seguido por queda de cabelo no vértice e região frontal. No
decorrer desse processo, o cabelo fica mais fino e mais fraco. Raízes grossas e fortes se transformam em cabelos finos babyish que dificilmente é perceptível; esse fenômeno é chamado de miniaturização. E em seguida, isso é seguido por queda de cabelo.
A queda de cabelo e calvície causa um estresse severo nos indivíduos e cria resultados negativos que afetam diretamente a vida das pessoas. Os pacientes começam a perder a autoestima devido à queda de cabelo. Nossos pacientes frequentemente dizem aos nossos médicos: “Eu tenho minha auto-estima de volta.” A alopecia androgênica é vista em metade dos homens de 50 anos.
Esta doença é diagnosticada com exames simples que são realizados no exame. É possível parar ou retardar esses problemas de queda de cabelo com tratamento e procedimentos adequados.
Classificação
Norwood Classification é usado.
instagram : smilehairclinic